Cruz Ankh ou Cruz Ansata
- Thatí Correía::
- 29 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de jul. de 2019
Os mistérios da MAGIA sempre foram ocultados do ser humano, pois ele não tinha maturidade para lidar com esse PODER, o conhecimento só é útil quando nos torna melhores.

Nos dias de hoje, as tradições foram esquecidas e a magia como era praticada no passado tornou-se uma coleção de lendas.
Ankh a Chave que liga o Mundo Material e Espiritual também chamada de Cruz Ansata ou Cruz Egípcia, seu significado também é associado à vida eterna (imortalidade), à fertilidade e à reencarnação.
Consiste em um hieróglifo (uma escrita sagrada que era dominada apenas por pessoas que tinham o poder sobre a população, como: sacerdotes, membros da realeza e escribas) representando a regeneração e a vida eterna.
O círculo da vida sobre a superfície da matéria inerte. Trás a analogia de seu formato ao homem, onde o círculo representa sua cabeça, o eixo horizontal os braços e o vertical o resto do corpo.
A Cruz Ankh egípcia representa o encontro entre a deusa Isis, que reinava fisicamente sobre o Egito, centro da culta humana em sua época, com o seus Osíris, que reinava espiritualmente sobre o mesmo Egito. Por isso a Cruz Ankh era o símbolo da Vida Eterna em todos os sentidos. Ou seja, unificava o conceito lunar da transmigração das almas (obviamente não com este nome para o povo egípcio) com o de vida eterna conforme a tradição solar. Ora, o “encontro” entre Isis e Osíris gerou o “filho divino” Hórus. Hórus é então a representação da divindade que resulta do encontro dos ritos lunar e solar, terrestre e estelar, que ocorre nos “domínios” ou regência de Vênus, a Deusa do Amor, da Vida Eterna, da Harmonia, da Beleza, e que todos podemos realizar.
O significado mais simples e mais atribuído ao Ankh, é o da "vida". Seu símbolo está ligado ao poder de dar e de sustentar a vida, e por isso vemos muitas pinturas dos deuses egípcios carregando o Ankh. A origem do símbolo é desconhecida e diversas explicações são possíveis. É considerado também como uma chave que leva à vida eterna, o símbolo da continuidade da vida, da eternidade, da imortalidade e da vida após a morte.
Comments